quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CROMOTERAPIA

A cromoterapia – o emprego adequado da cor como elemento terapêutico e mantenedor do equilíbrio e da harmonia orgânicos – não é uma moda ou um culto, nem foi recentemente inventada ou descoberta. Já era empregada, na era de Ouro da Grécia, nos templos de luz e cor de Heliópolis e no antigo Egito, tendo sido venerada pelas antigas civilizações da Índia e da China.
O conhecimento esotérico explica a cromoterapia como um sistema para melhorar as doenças e desordens dos corpos mental, emocional e físico, proporcionando a cada um a vibração que lhe falta através da energia da luz manifestada pelas cores.
Como se sabe, assim como nossos ouvidos captam o som de uma corda vibrante conforme a freqüência de sua vibração, nossos olhos são sensibilizados de acordo com a freqüência de vibração da luz, criando em nosso cérebro a sensação da cor. As freqüências mais baixas dão-nos a sensação do vermelho e as mais altas do violeta. As freqüências mais baixas que o vermelho (infravermelho) não são vistas, mas sentidas por nós como ondas de calor. As freqüências mais altas que o violeta (ultravioletas), igualmente invisíveis, produzem forte efeito sobre os organismos vivos, pois são ondas de alta energia.
Para a ciência esotérica, o sol, grande doador de energia e bem estar, é o foco central do poder de Deus no sistema zodiacal e nos sistemas humanos. As ondas de energia dele provenientes criam, sustentam e renovam a vida em nosso planeta e em todos os outros do zodíaco. Os mesmos princípios que mantém a vida no sistema cósmico mantém o homem em seu sistema macrocósmico.
Os ocultistas vêem a vida como a essência que atua sobre e através de todas as formas físicas, etéreas, astrais e mentais, em todos os planos de existência. E consideram que seu processo pode ser acelerado ou tratado pela ação do meio ambiente e de diversas circunstâncias, assim como pelos esforços do próprio indivíduo.
De acordo com essa concepção, todo o efeito sentido no corpo físico tem sua causa seja no corpo mental, no emocional ou em ambos. Em outras palavras, seu conceito de saúde baseia-se na crença de que os pensamentos destrutivos, os maus sentimentos e os atos nocivos estabelecem tendências nos diferentes planos da existência e com o tempo, produzem a enfermidade por autopropagação contínua de suas vibrações. Para que o desequilíbrio energético desapareça, devem ser substituídos por pensamentos construtivos, sentimentos de amor e alegria, atos de ajuda – fontes da saúde mental, emocional e física.
Considerando agora que todo pensamento expressa-se em vibrações cujas cores refletem sua qualidade, chega-se à conclusão de que cada pessoa matiza seu próprio universo com as cores predominantes do seu caráter ou de suas reações emocionais costumeiras.
Aliás, essa teoria é também comprovada em psicologia que, fundamentada na fisiologia da percepção das cores, elaborou diversos testes de personalidades que são utilizados técnica de psicodiagnóstico. Um dos testes mais conhecidos é o das pirâmides coloridas de Pfister, que utilizando 10 cores e 24 matizes revela os diversos aspectos da dinâmica dos afetos, diferenciação emocional, entre outros, a nível consciente, pré-consciente e inconsciente.
Jacob Bonggren em seu livro Cromoterapia Esotérica dá alguns exemplos da relação existente entre os sentimentos, suas irradiações em cores, e desequilíbrios energéticos:
· A ira e a cólera, indicadas na aura pela cor vermelho-escura, causam apoplexia (afecção cerebral com privação dos sentidos e do movimento);
· A ambição desenfreada dá a aura um alaranjado sem brilho e provoca reumatismo;
· O orgulho que colore a aura de alaranjado-pardo, origina a artrite;
· A cobiça e a inveja conferem à aura uma tonalidade verde-escura com pontos negros e ocasionam o excesso de ácido úrico;
· A falta de entusiasmo e de interesse, manifesta-se na aura por uma cor cinza-escura, gera depressões e doenças da pele;
· A falta de idéias se faz representar por um tom vermelho-violeta sem brilho, expressando-se em forma de melancolia e tristeza, causa de problemas respiratórios.
O EQULÍBRIO ENERGÉTICO PELA COR
Os desequilíbrios energéticos podem ser classificados em dois grupos:
1. OS DE ORIGEM FÍSICA – infecciosas ou induzidas por um meio ambiente contaminado;
2. OS DE ORIGEM METAFÍSICA – que derivam da consciência do indivíduo, da sua conduta emocional e atitude mental.
A cor pode aliviar ambas as classes de desequilíbrios energéticos, não como substituta dos remédios, mas com o poder original da luz que trabalha em todos os níveis do ser como a mais potente força cósmica. Em qualquer caso, o que se faz é aplicar uma radiação de cor que, se realmente corresponder ao estado patológico resultará na melhora do cliente.
Os métodos de diagnóstico podem ser físicos ou metafísicos. Os primeiros observam os sintomas e os segundos as causas, radicadas na aura (ou atmosfera magnética) do indivíduo, por intermédio de um Terapeuta experiente ou da “lâmpada ardente” (uma técnica especial e uma tanto complexa). Através desses métodos, procura-se descobrir as cores que faltam num determinado corpo e como promover seu equilíbrio, eliminando assim a disfunção. Nesse sentido, verificam-se os hábitos, os humores e reações do cliente.
O hindu Jwala P. Munsiff descobriu, após inúmeras experiências, que o diagnóstico da cor que falta a um indivíduo pode ser feito por meio de exame das cores do globo ocular, unhas, urinas e fezes. Às vezes a cor dos olhos pode falsear o diagnóstico, porém, as cores dos outros três elementos dão a indicação correta, desfazendo as dúvidas que possam aparecer.
Detectada o desequilíbrio energético ou a deficiência da quantidade de brilho solar no organismo, ela será suprida através da inalação, introdução ou projeção dos tons necessários. Como métodos físicos podemos citar os seguintes:
Um quarto giratório que acompanha a luz do sol durante todo o dia. Através de véus da cor necessária, colocada sobre a parede transparente do quarto, o cliente recebe a irradiação correta a qualquer hora do dia e em qualquer ângulo;
De forma semelhante, pode-se usar véus coloridos nas janelas da casa onde bate a luz do sol; O cliente pode ter o corpo todo envolvido por véus coloridos para receber os raios de sol; Para alguns tipos de enfermidades, como paralisia, são usados sacos feitos com duas medidas de algodão e uma de sal. Os sacos de sal carregam-se de cor ao ficarem expostos à radiação da luz solar ou de uma lâmpada, durante uma hora antes de serem usados;
Uma das maneiras mais eficazes de se restaurar o equilíbrio da cor em um organismo é através da alimentação. As frutas, os vegetais e os cereais recebem a maior parte de sua energia diretamente da luz do sol e do magnetismo da terra, em diferentes graus de acordo com suas qualidades naturais. Por exemplo: a ação do raio laranja poderá ser ativada por uma alimentação que incluam vegetais e frutas de casca alaranjada, tais como a tangerina, melão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, etc.;
A água solarizada, método criado pelo Dr. Babbit – autor de Os princípios da luz e da cor – consiste em beber a água depois de exposta à luz do sol em frasco colorido. O frasco deve ficar em exposição ao sol no período da manhã, até às 10 horas, no máximo. Mesmo que o tempo esteja nublado, a água solariza assim mesmo.
Hoje utilizamos também o óleo canforado, sofrendo este mesmo processo de solarização em frascos coloridos, para dores musculares, cólicas, etc.;
A lâmpada terapêutica de cor ou luz solar artificial é muito utilizada em clínicas, lugares sem sol e durante a noite. Constitui o tratamento mais comum na cromoterapia. Quanto aos métodos metafísicos, deve-se destacar:
· A respiração pela cor – consiste em inspirar visualizando a cor, projetando-a para dentro do corpo e mentalizando seus benefícios;
· As irradiações mentalizadas – aqui o Terapeuta Holístico faz idênticas radiações de cor sem se servir de nenhum aparato externo, mas apenas de seus próprios veículos superiores, como a utilização do calor das mãos, a mentalização e a introspecção.

OS CHAKRAS

Chakra Coronário: Violeta / Magenta

Está localizado bem no alto da cabeça, no ponto onde uma linha traçada diretamente do centro do nariz cruza com outra linha tirada do centro das orelhas.
O chakra coronário estimula a glândula pineal, que regula nossa quantidade de sono e outros aspectos da medida de luz no corpo, dando-nos informações sobre o tempo, as estações e os ciclos. Portanto, este centro é fortemente afetado pela quantidade de luz a que somos expostos. Também está associado aos níveis superiores das faculdades humanas, incluindo-se aí nossa percepção do belo e de nossa espiritualidade. Considerado do ponto de vista esotérico como nossa ligação com as forças do cosmo.
Elemento: Nenhum. Objetivo: Espiritualidade.
Efeitos Físicos: Pode ser usado em casos de contusão, reumatismo, tumores, distúrbios nos rins e bexiga, inflamações cérebro-espinhais e doenças físicas do sistema nervoso. Apresenta a vibração mais alta dos sete raios principais.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Está associado à glândula pituitária e ao chakra coronário, o centro do entendimento espiritual. O violeta vai até mesmo além do índigo no trato de distúrbios mentais e psicológicos. É especialmente útil para pessoas que são, por natureza, extremamente tensas e nervosas, ou sofrem de neurose, sendo geralmente utilizado para tratar da turbulência e irascibilidade de um temperamento artístico exacerbado. É útil na restauração da confiança e também uma ajuda ponderável no desenvolvimento das faculdades psíquicas e espirituais.
Magenta
Efeitos Físicos: Sem ser um dos sete raios principais, a cor magenta é muito útil na cromoterapia.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Usado exclusivamente em nível espiritual, como um auxiliar na compreensão espiritual quando mudanças realmente mais importantes ocorrem na vida. Considera-se que o magenta possibilite ao espírito entrar em contato com a consciência universal.
Efeitos Físicos: Abastece o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.

Chakra Frontal: Índigo

Este chakra está localizado entre as sobrancelhas.
Estimula os sentidos e está associado à glândula pituitária, que regula as funções vitais. É conhecido, portanto, como o centro de controle do corpo e do espírito e pode afetar profundamente nosso estado de espírito e nossa atitude. Com o chakra coronário, este chakra regula as aspirações superiores da alma. Ele concentra a imaginação, o conhecimento, a sabedoria, o discernimento e a intuição.
Elemento: Nenhum. Objetivo: Sabedoria independente das experiências de vida.
Índigo
Efeitos Físicos: Combina fortemente os atributos do azul-escuro e a influência do vermelho. Ao nível físico, o índigo é semelhante ao azul e assim é também um bom refrescante, calmante e suavizante, baixando a pressão e estancando a hemorragia. É muito associado ao sistema nervoso, especialmente com órgãos da vista e da audição, que estão intimamente relacionados ao chakra frontal, algumas vezes conhecido como “terceiro olho”. Assim, pode ser usado no tratamento de problemas com os olhos e orelhas, e também do nariz. Pode ser útil contra asma e dispepsia. O índigo também pode produzir insensibilidade à dor e assim pode Ter características anestésicas.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Por influir principalmente sobre a glândula pineal, o índigo afeta mais fortemente os aspectos nervosos, mentais e físicos relativos ao nosso bem-estar e a nossas qualidades potenciais. Pode acalmar a raiva, acesso de cólera ou histeria. É considerado útil mesmo contra graves doenças mentais, incluindo-se obsessões e psicoses, assim como no trato de dificuldades psíquicas.

Chakra da Garganta: Azul / Turquesa

O chakra da garganta localiza-se no meio da região da garganta, atrás da linha central do pescoço. É o centro da comunicação e a ponte entre os sentimentos do coração e os pensamentos da mente. É o centro dos impulsos espirituais naturais. Suas características são a energia da vontade, criatividade e expressão pessoal.
Elemento: Nenhum. Objetivo: Expressão pessoal à verdade de qual lugar do mundo nunca.
Efeitos Físicos: Exerce um efeito predominante constritor, refrescante, restritivo ou redutor, em contraste com o efeito estimulante e dilatador do vermelho. É muito indicado para acalmar os processos e atenuar as questões do corpo e da mente. Anti-séptico e adstringente; bom no tratamento de qualquer tipo de infecções onde haja febre, inflamação ou aumento de temperatura. Aí de incluem a maioria das doenças infantis, como sarampo e caxumba. O azul é também bom contra espasmos, picadas, coceiras, dores de cabeça, dores menstruais e insônia, além de tratamento de choque. Por fim, pode ser usado em todos os problemas da garganta, aos quais está especialmente relacionado.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O azul é a cor clássica na ajuda a todo tipo de expressão pessoal, incluindo-se problemas com a fala. É extremamente poderoso para restaurar a paz e a tranqüilidade onde haja excesso de excitação, estresse ou histeria.
Turquesa
Efeitos Físicos: Agente igualmente importante tanto na prevenção quanto no tratamento. As propriedades do turquesa são semelhantes às do azul. É uma cor também relacionada à garganta, assim como aos pulmões. Assim, atua como antiinflamatório, mas tem o valor adicional de aumentar a imunidade a todo tipo de influências indesejáveis ou danosas, de gripes ou resfriados a HIV e outras sérias condições de imunodeficiência.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Aumenta a resistência a influências emocionais, ou mesmo de outras pessoas de quem quer se proteger.

Chakra Cardíaco: Verde

O chakra cardíaco está localizado no nível do coração. Tem uma posição central entre os outros chakras e está igualmente no centro do sistema energético humano.
Este chakra representa o equilíbrio e a proteção da energia pura e inocente do coração. Também governa a mente superior. As características a ele associadas são amor, amizade, fraternidade e liberdade.
Elemento: Ar. Objetivo: Viver em harmonia com os outros.
Efeitos Físicos: O verde é usado em muitas questões de saúde relacionadas ao seu órgão correspondente, o coração, incluindo-se os problemas de pressão. É também bom contra úlceras, para aliviar dores de cabeça e sintomas do resfriado, e ainda para acalmar o sistema nervoso. É largamente recomendado para o tratamento do câncer, um estado de desequilíbrio extremo das células. É útil na drenagem dos tecidos. Finalmente, o verde pode ser usado mais geralmente para purificar e desintoxicar o sangue e reajustar ou reequilibrar o corpo como um todo.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O verde é claro, é a cor da natureza e do nascimento da vida, da renovação e do frescor e do viço da primavera. É também a cor do equilíbrio, estando localizado no ponto mediano do espectro das cores. A clorofila é o que produz o verdor das plantas. Muitas pessoas que trabalham com as cores acreditam que a relativa falta de verde nas áreas urbanas seja um dos principais fatores causadores da degeneração do espírito humano e dos crimes e privações que acontecem nas áreas centrais das cidades. Bom para o tratamento das condições emocionais e psicológicas que envolvem o estresse ou a repressão das emoções, o verde é ao mesmo tempo indicado contra determinados tipos de medo; medo de se dar, medo de envolvimento ou de ser magoado.

Chakra do Plexo Solar: Amarelo

Localizado na região do estômago (não o abdome), logo abaixo do esterno, este chakra é considerado o centro que aproveita nosso poder pessoal e suporta nossa natureza instintiva. Dá energia aos órgãos digestivos e governa as funções mentais inferiores.
Suas características são amor-próprio e auto-estima, confiança, poder e escolha.
Elemento: Fogo. Objetivo: Sintonia com o ambiente.
Efeitos Físicos: Um centro importante de todo o sistema nervoso, é um bom tratamento contra a exaustão nervosa. Também controla o processo digestivo; isso significa que tem influência sobre as funções eliminadoras do fígado e dos intestinos; portanto, é um excelente purificador de todo o organismo e especialmente da pele. Assim como problemas de pele, indigestão, constipação e problemas no fígado, o amarelo é bom contra diabetes. Também pode ser usado em casos de hérnia, reumatismo e artrite. Diz-se também que ajuda a restaurar o nível de absorções.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Bastante conhecido como estimulante das faculdades intelectuais, da mente lógica e da faculdade da razão, o amarelo é, pois, associado com o poder e o autocontrole. Depois do branco, o amarelo é a cor mais próxima dos raios solares, em brilho e matriz, e assim, quase sempre, tem um efeito estimulante sobre nosso humor, proporcionando uma atitude harmoniosa em relação à vida, com um senso de equilíbrio e otimismo.

Chacra Sacro: Laranja

O chakra está localizado na região pélvica, logo abaixo do umbigo e voltado para a coluna.
Representa nosso bem-estar pessoal em relação a como nos sentimos em relação a nós mesmo. Está associado a reprodução, ao movimento, à sensualidade e à vitalidade. Governa nossas emoções e o fluxo de fluidos ao longo do corpo. É também ligado ao regime da lua e das marés, e também a todos os ciclos e ritmos que afetam o corpo.
As características a ele associadas são a sensação de bem-estar, prazer, sexualidade, aceitação do próprio sexo e prosperidade.
Elemento: Água. Objetivo: Criatividade no plano físico e vitalidade.
Efeitos Físicos: Controla o baço e, portanto, pode ser usado para tratar de infecções e outros distúrbios desse órgão, assim como de infecções nos rins, bronquites e outros problemas com os pulmões, problemas na base das costas, dores menstruais, tratamento do pós-parto e cálculos biliares. É bom para estimular o apetite. Auxilia nos processos de assimilação, distribuição e circulação do corpo. Estimula a procriação e a sensualidade. (Tendo um componente vermelho, o laranja também precisa ser usado com certa cautela. Não deve ser usado em casos de pressão alta.)
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Pode proporcionar um estímulo físico e mental e uma liberação de energia situando-se, ao que parece, num meio termo entre o raio vermelho do físico e o raio amarelo do intelecto. Reduz a repressão e faz superar as inibições, alargando a mente e abrindo-a para novas idéias. Induz a compreensão e a tolerância. Aumenta a vitalidade a ajuda-nos a lidar com a depressão. Eleva o ânimo e também ajuda a fornecer vitalidade e o vigor físico para lidar com a vida quando esta parece esmagadora e incontrolável.
Chakra Raiz: Vermelho
Localizado na base da coluna vertebral, este chakra está relacionado a nossas ligações mais elementares com a vida e a terra, a sobrevivência e as formas mais primitivas e fundamentais de nossa força vital.
As características emocionais e virtudes a ele associadas são paciência, segurança, estabilidade, estrutura e a capacidade de projetar os sonhos na realidade.
Elementos: Terra. Objetivo: Sobrevivência no mundo físico.
Efeitos Físicos: Abastecem o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.


Um comentário:

Anônimo disse...

Pede, determina e segue
Dia a dia, não esquece de alimentar
o que brilha em ti.
Resgata sempre que puderes, um pouco da paz que está em teu coração e com ela celebra e fortifica os teus passos,
as tuas direções.
Descansa no silêncio que pousa em teu ser sempre que teus olhos encontrarem as montanhas,
o nascer do sol...
Sempre que teus ouvidos comungarem com os ventos, com a chuva caindo no mar.
Aprende com a paciência do despertar que é pouco a pouco que tudo vai sendo definido,
que é momento a momento que tudo vai sendo relembrado,
reconstruído e desfrutado.
Não alimenta a pressa que tua mente tem de chegar,
e sim a tranqüilidade que teu coração necessita
para caminhar.
Aprende e aceita, verdadeiramente,
que o que desejas ser-te-á dado, sempre.
Talvez não agora e talvez não da maneira como sonhaste,
mas da maneira como Deus sabe que necessitas, da maneira como Deus sabe que,
assim, serás mais feliz.
Dia a dia, cuida de ti.
Não te castigues fortalecendo a dor, a raiva, a crença na escuridão...
Apenas observa tais estados e sente o que podes aprender com cada um deles,
quais mudanças poderás empreender, e depois deixa-os para trás.
Pede, determina e segue...
O caminho pode parecer longo,
mas àquele que se dedica, dia a dia,
na construção do seu próprio templo,
a este é dado conhecer a alegria de viver apenas o momento, o momento presente.

http://noticiasjornaistv.blogspot.com/

http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/ este é do meu Esposo

Vim fazer uma visitinha e trazer uma linda mensagem
Espero sua visita Idaci

Parabéns Idaci