quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CROMOTERAPIA

A cromoterapia – o emprego adequado da cor como elemento terapêutico e mantenedor do equilíbrio e da harmonia orgânicos – não é uma moda ou um culto, nem foi recentemente inventada ou descoberta. Já era empregada, na era de Ouro da Grécia, nos templos de luz e cor de Heliópolis e no antigo Egito, tendo sido venerada pelas antigas civilizações da Índia e da China.
O conhecimento esotérico explica a cromoterapia como um sistema para melhorar as doenças e desordens dos corpos mental, emocional e físico, proporcionando a cada um a vibração que lhe falta através da energia da luz manifestada pelas cores.
Como se sabe, assim como nossos ouvidos captam o som de uma corda vibrante conforme a freqüência de sua vibração, nossos olhos são sensibilizados de acordo com a freqüência de vibração da luz, criando em nosso cérebro a sensação da cor. As freqüências mais baixas dão-nos a sensação do vermelho e as mais altas do violeta. As freqüências mais baixas que o vermelho (infravermelho) não são vistas, mas sentidas por nós como ondas de calor. As freqüências mais altas que o violeta (ultravioletas), igualmente invisíveis, produzem forte efeito sobre os organismos vivos, pois são ondas de alta energia.
Para a ciência esotérica, o sol, grande doador de energia e bem estar, é o foco central do poder de Deus no sistema zodiacal e nos sistemas humanos. As ondas de energia dele provenientes criam, sustentam e renovam a vida em nosso planeta e em todos os outros do zodíaco. Os mesmos princípios que mantém a vida no sistema cósmico mantém o homem em seu sistema macrocósmico.
Os ocultistas vêem a vida como a essência que atua sobre e através de todas as formas físicas, etéreas, astrais e mentais, em todos os planos de existência. E consideram que seu processo pode ser acelerado ou tratado pela ação do meio ambiente e de diversas circunstâncias, assim como pelos esforços do próprio indivíduo.
De acordo com essa concepção, todo o efeito sentido no corpo físico tem sua causa seja no corpo mental, no emocional ou em ambos. Em outras palavras, seu conceito de saúde baseia-se na crença de que os pensamentos destrutivos, os maus sentimentos e os atos nocivos estabelecem tendências nos diferentes planos da existência e com o tempo, produzem a enfermidade por autopropagação contínua de suas vibrações. Para que o desequilíbrio energético desapareça, devem ser substituídos por pensamentos construtivos, sentimentos de amor e alegria, atos de ajuda – fontes da saúde mental, emocional e física.
Considerando agora que todo pensamento expressa-se em vibrações cujas cores refletem sua qualidade, chega-se à conclusão de que cada pessoa matiza seu próprio universo com as cores predominantes do seu caráter ou de suas reações emocionais costumeiras.
Aliás, essa teoria é também comprovada em psicologia que, fundamentada na fisiologia da percepção das cores, elaborou diversos testes de personalidades que são utilizados técnica de psicodiagnóstico. Um dos testes mais conhecidos é o das pirâmides coloridas de Pfister, que utilizando 10 cores e 24 matizes revela os diversos aspectos da dinâmica dos afetos, diferenciação emocional, entre outros, a nível consciente, pré-consciente e inconsciente.
Jacob Bonggren em seu livro Cromoterapia Esotérica dá alguns exemplos da relação existente entre os sentimentos, suas irradiações em cores, e desequilíbrios energéticos:
· A ira e a cólera, indicadas na aura pela cor vermelho-escura, causam apoplexia (afecção cerebral com privação dos sentidos e do movimento);
· A ambição desenfreada dá a aura um alaranjado sem brilho e provoca reumatismo;
· O orgulho que colore a aura de alaranjado-pardo, origina a artrite;
· A cobiça e a inveja conferem à aura uma tonalidade verde-escura com pontos negros e ocasionam o excesso de ácido úrico;
· A falta de entusiasmo e de interesse, manifesta-se na aura por uma cor cinza-escura, gera depressões e doenças da pele;
· A falta de idéias se faz representar por um tom vermelho-violeta sem brilho, expressando-se em forma de melancolia e tristeza, causa de problemas respiratórios.
O EQULÍBRIO ENERGÉTICO PELA COR
Os desequilíbrios energéticos podem ser classificados em dois grupos:
1. OS DE ORIGEM FÍSICA – infecciosas ou induzidas por um meio ambiente contaminado;
2. OS DE ORIGEM METAFÍSICA – que derivam da consciência do indivíduo, da sua conduta emocional e atitude mental.
A cor pode aliviar ambas as classes de desequilíbrios energéticos, não como substituta dos remédios, mas com o poder original da luz que trabalha em todos os níveis do ser como a mais potente força cósmica. Em qualquer caso, o que se faz é aplicar uma radiação de cor que, se realmente corresponder ao estado patológico resultará na melhora do cliente.
Os métodos de diagnóstico podem ser físicos ou metafísicos. Os primeiros observam os sintomas e os segundos as causas, radicadas na aura (ou atmosfera magnética) do indivíduo, por intermédio de um Terapeuta experiente ou da “lâmpada ardente” (uma técnica especial e uma tanto complexa). Através desses métodos, procura-se descobrir as cores que faltam num determinado corpo e como promover seu equilíbrio, eliminando assim a disfunção. Nesse sentido, verificam-se os hábitos, os humores e reações do cliente.
O hindu Jwala P. Munsiff descobriu, após inúmeras experiências, que o diagnóstico da cor que falta a um indivíduo pode ser feito por meio de exame das cores do globo ocular, unhas, urinas e fezes. Às vezes a cor dos olhos pode falsear o diagnóstico, porém, as cores dos outros três elementos dão a indicação correta, desfazendo as dúvidas que possam aparecer.
Detectada o desequilíbrio energético ou a deficiência da quantidade de brilho solar no organismo, ela será suprida através da inalação, introdução ou projeção dos tons necessários. Como métodos físicos podemos citar os seguintes:
Um quarto giratório que acompanha a luz do sol durante todo o dia. Através de véus da cor necessária, colocada sobre a parede transparente do quarto, o cliente recebe a irradiação correta a qualquer hora do dia e em qualquer ângulo;
De forma semelhante, pode-se usar véus coloridos nas janelas da casa onde bate a luz do sol; O cliente pode ter o corpo todo envolvido por véus coloridos para receber os raios de sol; Para alguns tipos de enfermidades, como paralisia, são usados sacos feitos com duas medidas de algodão e uma de sal. Os sacos de sal carregam-se de cor ao ficarem expostos à radiação da luz solar ou de uma lâmpada, durante uma hora antes de serem usados;
Uma das maneiras mais eficazes de se restaurar o equilíbrio da cor em um organismo é através da alimentação. As frutas, os vegetais e os cereais recebem a maior parte de sua energia diretamente da luz do sol e do magnetismo da terra, em diferentes graus de acordo com suas qualidades naturais. Por exemplo: a ação do raio laranja poderá ser ativada por uma alimentação que incluam vegetais e frutas de casca alaranjada, tais como a tangerina, melão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, etc.;
A água solarizada, método criado pelo Dr. Babbit – autor de Os princípios da luz e da cor – consiste em beber a água depois de exposta à luz do sol em frasco colorido. O frasco deve ficar em exposição ao sol no período da manhã, até às 10 horas, no máximo. Mesmo que o tempo esteja nublado, a água solariza assim mesmo.
Hoje utilizamos também o óleo canforado, sofrendo este mesmo processo de solarização em frascos coloridos, para dores musculares, cólicas, etc.;
A lâmpada terapêutica de cor ou luz solar artificial é muito utilizada em clínicas, lugares sem sol e durante a noite. Constitui o tratamento mais comum na cromoterapia. Quanto aos métodos metafísicos, deve-se destacar:
· A respiração pela cor – consiste em inspirar visualizando a cor, projetando-a para dentro do corpo e mentalizando seus benefícios;
· As irradiações mentalizadas – aqui o Terapeuta Holístico faz idênticas radiações de cor sem se servir de nenhum aparato externo, mas apenas de seus próprios veículos superiores, como a utilização do calor das mãos, a mentalização e a introspecção.

OS CHAKRAS

Chakra Coronário: Violeta / Magenta

Está localizado bem no alto da cabeça, no ponto onde uma linha traçada diretamente do centro do nariz cruza com outra linha tirada do centro das orelhas.
O chakra coronário estimula a glândula pineal, que regula nossa quantidade de sono e outros aspectos da medida de luz no corpo, dando-nos informações sobre o tempo, as estações e os ciclos. Portanto, este centro é fortemente afetado pela quantidade de luz a que somos expostos. Também está associado aos níveis superiores das faculdades humanas, incluindo-se aí nossa percepção do belo e de nossa espiritualidade. Considerado do ponto de vista esotérico como nossa ligação com as forças do cosmo.
Elemento: Nenhum. Objetivo: Espiritualidade.
Efeitos Físicos: Pode ser usado em casos de contusão, reumatismo, tumores, distúrbios nos rins e bexiga, inflamações cérebro-espinhais e doenças físicas do sistema nervoso. Apresenta a vibração mais alta dos sete raios principais.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Está associado à glândula pituitária e ao chakra coronário, o centro do entendimento espiritual. O violeta vai até mesmo além do índigo no trato de distúrbios mentais e psicológicos. É especialmente útil para pessoas que são, por natureza, extremamente tensas e nervosas, ou sofrem de neurose, sendo geralmente utilizado para tratar da turbulência e irascibilidade de um temperamento artístico exacerbado. É útil na restauração da confiança e também uma ajuda ponderável no desenvolvimento das faculdades psíquicas e espirituais.
Magenta
Efeitos Físicos: Sem ser um dos sete raios principais, a cor magenta é muito útil na cromoterapia.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Usado exclusivamente em nível espiritual, como um auxiliar na compreensão espiritual quando mudanças realmente mais importantes ocorrem na vida. Considera-se que o magenta possibilite ao espírito entrar em contato com a consciência universal.
Efeitos Físicos: Abastece o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.

Chakra Frontal: Índigo

Este chakra está localizado entre as sobrancelhas.
Estimula os sentidos e está associado à glândula pituitária, que regula as funções vitais. É conhecido, portanto, como o centro de controle do corpo e do espírito e pode afetar profundamente nosso estado de espírito e nossa atitude. Com o chakra coronário, este chakra regula as aspirações superiores da alma. Ele concentra a imaginação, o conhecimento, a sabedoria, o discernimento e a intuição.
Elemento: Nenhum. Objetivo: Sabedoria independente das experiências de vida.
Índigo
Efeitos Físicos: Combina fortemente os atributos do azul-escuro e a influência do vermelho. Ao nível físico, o índigo é semelhante ao azul e assim é também um bom refrescante, calmante e suavizante, baixando a pressão e estancando a hemorragia. É muito associado ao sistema nervoso, especialmente com órgãos da vista e da audição, que estão intimamente relacionados ao chakra frontal, algumas vezes conhecido como “terceiro olho”. Assim, pode ser usado no tratamento de problemas com os olhos e orelhas, e também do nariz. Pode ser útil contra asma e dispepsia. O índigo também pode produzir insensibilidade à dor e assim pode Ter características anestésicas.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Por influir principalmente sobre a glândula pineal, o índigo afeta mais fortemente os aspectos nervosos, mentais e físicos relativos ao nosso bem-estar e a nossas qualidades potenciais. Pode acalmar a raiva, acesso de cólera ou histeria. É considerado útil mesmo contra graves doenças mentais, incluindo-se obsessões e psicoses, assim como no trato de dificuldades psíquicas.

Chakra da Garganta: Azul / Turquesa

O chakra da garganta localiza-se no meio da região da garganta, atrás da linha central do pescoço. É o centro da comunicação e a ponte entre os sentimentos do coração e os pensamentos da mente. É o centro dos impulsos espirituais naturais. Suas características são a energia da vontade, criatividade e expressão pessoal.
Elemento: Nenhum. Objetivo: Expressão pessoal à verdade de qual lugar do mundo nunca.
Efeitos Físicos: Exerce um efeito predominante constritor, refrescante, restritivo ou redutor, em contraste com o efeito estimulante e dilatador do vermelho. É muito indicado para acalmar os processos e atenuar as questões do corpo e da mente. Anti-séptico e adstringente; bom no tratamento de qualquer tipo de infecções onde haja febre, inflamação ou aumento de temperatura. Aí de incluem a maioria das doenças infantis, como sarampo e caxumba. O azul é também bom contra espasmos, picadas, coceiras, dores de cabeça, dores menstruais e insônia, além de tratamento de choque. Por fim, pode ser usado em todos os problemas da garganta, aos quais está especialmente relacionado.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O azul é a cor clássica na ajuda a todo tipo de expressão pessoal, incluindo-se problemas com a fala. É extremamente poderoso para restaurar a paz e a tranqüilidade onde haja excesso de excitação, estresse ou histeria.
Turquesa
Efeitos Físicos: Agente igualmente importante tanto na prevenção quanto no tratamento. As propriedades do turquesa são semelhantes às do azul. É uma cor também relacionada à garganta, assim como aos pulmões. Assim, atua como antiinflamatório, mas tem o valor adicional de aumentar a imunidade a todo tipo de influências indesejáveis ou danosas, de gripes ou resfriados a HIV e outras sérias condições de imunodeficiência.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Aumenta a resistência a influências emocionais, ou mesmo de outras pessoas de quem quer se proteger.

Chakra Cardíaco: Verde

O chakra cardíaco está localizado no nível do coração. Tem uma posição central entre os outros chakras e está igualmente no centro do sistema energético humano.
Este chakra representa o equilíbrio e a proteção da energia pura e inocente do coração. Também governa a mente superior. As características a ele associadas são amor, amizade, fraternidade e liberdade.
Elemento: Ar. Objetivo: Viver em harmonia com os outros.
Efeitos Físicos: O verde é usado em muitas questões de saúde relacionadas ao seu órgão correspondente, o coração, incluindo-se os problemas de pressão. É também bom contra úlceras, para aliviar dores de cabeça e sintomas do resfriado, e ainda para acalmar o sistema nervoso. É largamente recomendado para o tratamento do câncer, um estado de desequilíbrio extremo das células. É útil na drenagem dos tecidos. Finalmente, o verde pode ser usado mais geralmente para purificar e desintoxicar o sangue e reajustar ou reequilibrar o corpo como um todo.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: O verde é claro, é a cor da natureza e do nascimento da vida, da renovação e do frescor e do viço da primavera. É também a cor do equilíbrio, estando localizado no ponto mediano do espectro das cores. A clorofila é o que produz o verdor das plantas. Muitas pessoas que trabalham com as cores acreditam que a relativa falta de verde nas áreas urbanas seja um dos principais fatores causadores da degeneração do espírito humano e dos crimes e privações que acontecem nas áreas centrais das cidades. Bom para o tratamento das condições emocionais e psicológicas que envolvem o estresse ou a repressão das emoções, o verde é ao mesmo tempo indicado contra determinados tipos de medo; medo de se dar, medo de envolvimento ou de ser magoado.

Chakra do Plexo Solar: Amarelo

Localizado na região do estômago (não o abdome), logo abaixo do esterno, este chakra é considerado o centro que aproveita nosso poder pessoal e suporta nossa natureza instintiva. Dá energia aos órgãos digestivos e governa as funções mentais inferiores.
Suas características são amor-próprio e auto-estima, confiança, poder e escolha.
Elemento: Fogo. Objetivo: Sintonia com o ambiente.
Efeitos Físicos: Um centro importante de todo o sistema nervoso, é um bom tratamento contra a exaustão nervosa. Também controla o processo digestivo; isso significa que tem influência sobre as funções eliminadoras do fígado e dos intestinos; portanto, é um excelente purificador de todo o organismo e especialmente da pele. Assim como problemas de pele, indigestão, constipação e problemas no fígado, o amarelo é bom contra diabetes. Também pode ser usado em casos de hérnia, reumatismo e artrite. Diz-se também que ajuda a restaurar o nível de absorções.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Bastante conhecido como estimulante das faculdades intelectuais, da mente lógica e da faculdade da razão, o amarelo é, pois, associado com o poder e o autocontrole. Depois do branco, o amarelo é a cor mais próxima dos raios solares, em brilho e matriz, e assim, quase sempre, tem um efeito estimulante sobre nosso humor, proporcionando uma atitude harmoniosa em relação à vida, com um senso de equilíbrio e otimismo.

Chacra Sacro: Laranja

O chakra está localizado na região pélvica, logo abaixo do umbigo e voltado para a coluna.
Representa nosso bem-estar pessoal em relação a como nos sentimos em relação a nós mesmo. Está associado a reprodução, ao movimento, à sensualidade e à vitalidade. Governa nossas emoções e o fluxo de fluidos ao longo do corpo. É também ligado ao regime da lua e das marés, e também a todos os ciclos e ritmos que afetam o corpo.
As características a ele associadas são a sensação de bem-estar, prazer, sexualidade, aceitação do próprio sexo e prosperidade.
Elemento: Água. Objetivo: Criatividade no plano físico e vitalidade.
Efeitos Físicos: Controla o baço e, portanto, pode ser usado para tratar de infecções e outros distúrbios desse órgão, assim como de infecções nos rins, bronquites e outros problemas com os pulmões, problemas na base das costas, dores menstruais, tratamento do pós-parto e cálculos biliares. É bom para estimular o apetite. Auxilia nos processos de assimilação, distribuição e circulação do corpo. Estimula a procriação e a sensualidade. (Tendo um componente vermelho, o laranja também precisa ser usado com certa cautela. Não deve ser usado em casos de pressão alta.)
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Pode proporcionar um estímulo físico e mental e uma liberação de energia situando-se, ao que parece, num meio termo entre o raio vermelho do físico e o raio amarelo do intelecto. Reduz a repressão e faz superar as inibições, alargando a mente e abrindo-a para novas idéias. Induz a compreensão e a tolerância. Aumenta a vitalidade a ajuda-nos a lidar com a depressão. Eleva o ânimo e também ajuda a fornecer vitalidade e o vigor físico para lidar com a vida quando esta parece esmagadora e incontrolável.
Chakra Raiz: Vermelho
Localizado na base da coluna vertebral, este chakra está relacionado a nossas ligações mais elementares com a vida e a terra, a sobrevivência e as formas mais primitivas e fundamentais de nossa força vital.
As características emocionais e virtudes a ele associadas são paciência, segurança, estabilidade, estrutura e a capacidade de projetar os sonhos na realidade.
Elementos: Terra. Objetivo: Sobrevivência no mundo físico.
Efeitos Físicos: Abastecem o corpo físico com energia e vitalidade, especialmente as funções restauradoras do corpo. Prende-nos à vida e nos ajuda a sobreviver. O tratamento com vermelho aquece e a produção de adrenalina. É bom contra a anemia, pressão baixa e perda de vitalidade; dores de cabeça devidas a congestionamentos, intestino preguiçoso, baixa libido; dissipa a letargia, a inércia e o cansaço, assim como gripes e resfriados crônicos. (Por ser tão atuante, o vermelho é a cor mais poderosa de todas e precisa ser usado com parcimônia no processo terapêutico, sendo evitado em casos de pressão alta.) Tem ação expansiva.
Efeitos Emocionais / Psicológicos: Anima, dá confiança, força de vontade, coragem e presteza para tomar iniciativa e superar a depressão, o medo e as preocupações.





REIKI
é um conceito milenar com raízes que remontam o antigo TIBET e foi redescoberto pelo cristão MIKAO USUI.
REI= Vida Universal
KI= Energia Vital
Reiki - Energia Vital Universal - Quando ativado harmoniza nosso corpo físico, metal e emocional. Para isto, na maioria das vezes é usado apenas o toque das mãos.
Reiki não é um sistema religioso, por isto não entra em conflito nenhuma crença. É uma terapia recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma prática terapêutica complementar.
Todos nós somos fontes dessa energia sutil maravilhosa, porém, a maioria está "acelerado" demais para se perceber a si mesmo e ao outro. Por isto, somos convidados a despertar para o caminho desse auto-conhecimento através de um professor, orientador ou mestre Reiki.
É um processo e por isto dividido em 3 etapas: níveis 1, 2, 3, 4 ou 3b( este ultimo é o que forma o Reiki Máster).
REIKI É UM ATO DE AMOR QUE NOS APROXIMA DE NÓS MESMOS E DOS OUTROS.
Abra seus braços e seu coração.Receba e compartilhe Reiki....

REFLEXOLOGIA PODAL


O QUE É REFLEXOLOGIA?
A Reflexologia é uma terapia complementar que compreende o tratamento de vários distúrbios pela aplicação de pressão nos pés ou mãos. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos, em áreas precisas dos pés e das mãos, relacionadas a regiões particulares do corpo chamadas “zonas reflexas”.
O tratamento compreende a aplicação de pressão com a ponta do polegar ou dos dedos sobre pontos reflexos precisos. Aplica-se uma pressão firme mas não muito forte, e a pessoa que recebe o tratamento experimentará sensações diferentes nas zonas dos pés ou das mãos. Essas sensações são interpretadas pelo terapeuta, indicando quais partes do corpo e estão funcionando bem e quais não estão. De acordo com o grau de desconforto, maior ou menor, experimentado nas zonas pressionadas, é possível saber que partes correspondentes do corpo registram maior ou menor desequilíbrio.
A reflexologia é também uma técnica de diagnóstico – o que significa que pode ser usada para descobrir onde há desequilíbrios no corpo. Um reflexologista pode então atuar sobre estes desequilíbrios para tratar uma vasta gama de distúrbios. A reflexologia pode também ser usada preventivamente, para manter o corpo funcionando bem.
Assim como as demais terapias complementares, a reflexologia dá bastante tempo para que os clientes falem sobre si mesmos com o terapeuta, o que permite uma compreensão melhor do próprio cliente e de seus problemas.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Não são conhecidas as origens precisas da reflexologia, mas ela pode ter-se originado por volta da mesma época da acupuntura – cerca de 4.000 a.C. – porque essas duas artes compartilham muito dos mesmos princípios.
E a reflexologia certamente estava em uso por volta de 2.330 a.C., como mostra o detalhe da pintura de parede da tumba de um médico em Saqqara, Egito. Contudo, é mais fácil pesquisar suas origens modernas.
Em 1917, um médico dos EUA. Dr.William H. Fitzgerald, lançou os fundamentos da ciência com sua “terapia zonal”. Esse procedimento postulava a existência de 10 zonas de energia, dividindo o corpo da cabeça aos pés. Ao aplicar a pressão a certas partes dos dedos com suas mãos e diversos dispositivos mecânicos, o Dr. Fitzgerald descobriu que ele poderia aliviar a dor em outras partes do corpo, na mesma zona.
A reflexologia baseia-se no princípio de que existem áreas, ou pontos reflexos, nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, o Terapeuta Holístico reduz a tensão em todo o corpo.
Não são conhecidas as origens precisas da reflexologia, mas ela pode ter-se originado por volta da mesma época da acupuntura – cerca de 4.000 a.C. – porque essas duas artes compartilham muito dos mesmos princípios.
E a reflexologia certamente estava em uso por volta de 2.330 a.C.como mostra o detalhe da pintura de parede da tumba de ummédico em Saqqara, Egito. Contudo, é mais fácil pesquisar suasorigens modernas.
Em 1917, um médico dos EUA. Dr.William H. Fitzgerald, lançou os fundamentos da ciência com sua “terapia zonal”. Esse procedimento postulava a existência de 10 zonas de energia, dividindo o corpo da cabeça aos pés. Ao aplicar a pressão a certas partes dos dedos com suas mãos e diversos dispositivos mecânicos, o Dr. Fitzgerald descobriu que ele poderia aliviar a dor em outras partes do corpo, na mesma zona.
Mas a ciência foi estabelecida em sua presente forma principalmente devido aos esforços de uma terapeuta americana chamada Eunice Ingham, incentivada inicialmente pelo Dr. J.S.Riley, o médico para o qual ela trabalhava. Eunice Ingham descobriu que os pés respondiam melhor à pressão do que as mãos, quando então passou a considerá-los como a principal área terapêutica. Desde o início da década de 30 até sua morte em 1974, Eunice Ingham trabalhou sem parar com o objetivo de desenvolver a reflexologia até se constituir na ciência de hoje. O Instituto Internacional de Reflexologia foi fundado em 1973 para levar adiante sua obra.

A QUIROPRÁTICA (QUIROPRAXIA OU QUIROPATIA)


ORIGEM DA PALAVRA
A palavra vem do Grego:
CHEIR (Chiro)+PRAKTIKOS (Pratic)
CHIROPRACTIC (leia-se CairopraTIC) = done by hand
CHIROPRACTOR (leia-se CairopracTOR)
Em português: QUIROPRÁTICA/QUIROPATIA = Prática Manual
QUIROPRÁTICO ou QUIROPATA = O que pratica com as mãos
A QUIROPRÁTICA (QUIROPRAXIA OU QUIROPATIA)
A quiroprática é uma ciência, filosofia, arte e profissão que, através de ajustes manuais, trata e previne alterações articulares e musculares, com base na coluna vertebral e nas articulações, integrando a estrutura humana ao sistema nervoso, permitindo assim, o pleno fluxo de informações neurológicas do organismo.
Não faz uso de drogas ou intervenções invasivas. A quiroprática é uma das mais avançadas e promissoras técnicas de terapia manual na reabilitação física por todo o mundo.
DESCRIÇÃO
Em linhas de regra, a osteopatia e a quiroprática são semelhantes no sentido em que o quiroprático utiliza as mãos para manipular as articulações e vértebras de modo a devolver ao organismo o seu nível de funcionamento ótimo. A quiroprática foi desenvolvida por um americano, o Dr. Daniel David Palmer (1845-1913), por volta do final do século XIX, após ter curado um porteiro local de surdez manipulando a sua coluna.
O quiroprático identifica as subluxações (desalinhamentos e restrições de movimentos) nas articulações do corpo humano, localizando sinais de alterações térmicas, edemas, massas, espasmo muscular, atrofia, textura dos tecidos e estruturas ósseas assimétricas, para avaliar a possibilidade dos sintomas referidos serem solucionados ou aliviados pelos métodos naturais que emprega; realiza tratamento terapêutico através de manipulações e ajustes específicos, a fim de integrar a estrutura a um pleno fluxo nervoso e permitir ao organismo expressar o máximo de saúde possível. Pode requerer exames complementares radiológicos ou laboratoriais, para determinar se o cliente deve ser encaminhado a outro especialista. Pode indicar aparelhos, sapatos, calços ou o que for necessário para casos especiais, bem como: esportes, exercícios, posturas profissionais, etc., para corrigir ou prevenir recorrências de disfunções biomecânicas.
Dado que a coluna protege uma grande parte do sistema nervoso, se as vértebras ficarem rígidas ou os nervos comprimidos ou “presos”, podem surgir problemas em praticamente qualquer parte do corpo. O objetivo do quiroprático é acabar com essa rigidez na coluna e “libertar” os nervos, eliminando o que deu origem a perturbações físicas, tais como desequilíbrios energéticos no nervo ciático, possíveis deslocamentos de discos, desconforto nos ombros e braços, dores lombares, lesões desportivas e dor de cabeça.
A primeira consulta com um Terapeuta Holístico, credenciado em quiroprática, implica não só obter um histórico das queixas do cliente, mas identificar as regiões problemáticas da coluna. O tratamento implica tipicamente tratar bloqueios físicos da coluna que interfiram com a função nervosa. Uma vez que estes ajustamentos requerem movimentos precisos, devem ser executados apenas por um quiroprático qualificado e não devem ser aplicados se o cliente tiver osteoporose, um tumor na coluna, inflamação ou uma fratura óssea recente.
A HISTÓRIA DA QUIROPRÁTICA
A manipulação do corpo humano é tão antiga quanto a própria história da humanidade. Gravuras rupestres em grutas do sul da França, remontando a 17.500 a.C., mostram a utilização de manipulações rudimentares.
Viajantes e mercadores registraram o uso de terapias manipulativas na China em 2.700 a.C. Desenhos atestam o uso de manipulações terapêuticas pelos povos ameríndios: Astecas, Toltecas, Maias, Oltecas e Incas.
Existem, ainda, relatos de seu uso nas medicinas tibetana, nepalense, grega, árabe, egípcia, etc. Hipócrates (460-340 a.C.), o pai da medicina, dizia que a cura é um processo de dentro para fora, que existe um poder dentro de nós, um princípio vital, que desencadeia um processo natural de cura. Ele pressentiu a importância da coluna vertebral, pois dizia que muitas doenças eram causadas por seu estado defeituoso: “A arte da terapia vertebral é antiga... Tenho em grande estima aqueles que a descobriram bem como os que me sucederão de geração e cujos trabalhos contribuirão para a arte natural de curar”.
A terapia de Hipócrates foi praticada por 5 séculos. Apolonius de Kitium, médico em Alexandria no séc. I a.C. relata no comentário ilustrado “Das Articulações”, a importância da coluna, para uma boa saúde. O físico grego Claudius Gálen, 160 anos d.C., mais tarde cognominado o pai da fisiologia experimental, dizia: “Veja o sistema nervoso como a chave da boa saúde”.
Galén tinha um discípulo, Eudemus, que sofria de paralisia num braço e mão, e foi curado pelo mestre, com uma manipulação cervical. Os Ciganos europeus, 1.100 d.C., curavam dores nas costas, andando sobre a região dolorida.
Com a dissolução do Império Romano, e a alteração dessa cultura, a Terapêutica Vertebral caiu no esquecimento, sendo lembrada apenas vez por outra, como num artigo publicado por Sir James Paget no British Medical Journal, em 1867, intitulado “Casos em que o ajuste ósseo pode curar.”
FUNDAMENTOS DA QUIROPRÁTICA
Os procedimentos normais para se cuidar da saúde, até o século passado, eram as sangrias, ventosas, extrações de corpos estranhos, suturas, cirurgias, amputações, imobilizações de fraturas, além da coleta de ervas e outros elementos que transformavam em elixires e poções para todas as doenças da época.
Esses conhecimentos eram baseados em três movimentos científicos, até o período da Renascença:
1. Retroquimismo – o estudo do conjunto de combinações químicas de um organismo;
2. Retromecanismo – O estudo das estruturas conforme as leis da mecânica;
3. Vitalismo – teoria filosófica-biológica em que os seres vivos possuem uma força particular (força vital) que dá origem aos fenômenos vitais.
Da união do retroquimismo e o vitalismo surgiu no século XVIII, a HOMEOPATIA –doutrina terapêutica baseada na idéia de que os sintomas das doenças devem ser combatidos com os medicamentos capazes de provocar os mesmos sintomas numa pessoa sadia. Criada por Samuel Hannesmann, obedece a dois princípios:
1. O da Semelhança: os medicamentos exercem sobre o organismo uma ação dinâmica, igual à força vital.
2. O da Dinamização: doses muito pequenas, para não agravar os sintomas que se quer combater.Com a evolução do pensamento humano e a sutilização do conhecimento científico, o Retromecanismo foi se modificando, surgindo a partir dele a Clínica Médica, a Físico-química e a Histologia.Da interação dessas ciências surgiu, na década de 40, a ALOPATIA, que é o antônimo da HOMEOPATIA.Com o passar dos séculos e com a evolução do homem, deu-se origem a outras ciências: a Teologia, a Anatomia, a Cirurgia, a Mecânica, a Estática, a Dinâmica e a Elétrica.

MASSAGEM dos Chakras


Em sânscrito, linguagem da Índia Antiga, Chakras quer dizer “rodas de fogo”, ou sejam, pontos de vibrações energéticas. Em nosso corpo são 108 os pontos energéticos mais conhecidos; trabalhamos, porém, com apenas 7 pontos mais importantes e principais. Quando estes pontos estão equilibrados, trabalham perfeitamente, seja absorvendo ou distribuindo energia vital. Por isso, quando estão desequilibrados ou em desarmonia, causam problemas, tanto no âmbito físico quanto no âmbito emocional. A energização dos chakras é um método de tratamento relativamente simples, mas com resultados e benefícios surpreendentes. A massagem é feita nos pés, onde se localizam os pontos reflexos correspondentes a cada charkra, que, por sua vez, correspondem a uma glândula ou órgão do nosso corpo. Durante a massagem, o(a) massoterapeuta distribui cristais ao longo do corpo do(a) cliente nos locais correspondentes aos 7 chakras principais, com a finalidade de energizar e harmonizar estes pontos.

CHAKRAS


Chakras são, segundo a filosofia ioga, dentro do corpo humano existem canais (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circulam esta energia. Os chakras são os pontos aonde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.
Imagine que os Chakras são uma lâmpada com uma tomada do lado. Eles tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema. Existem muitos canais e uma grande divergência quanto ao número exato. Algumas linhas afirmam existir 32, outra 114 e ainda 88.000 - sendo assentes todos que os principais são sete.
Na Doutrina Espírita os chakras são chamados de Centro de Força.




Energia ultravioleta
A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo. Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.
Os vedas (2.000 a. C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, a Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.
São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.
Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico ( Nadi ) principal chamado "sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de sushumna e "pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições ).
Os nadis conduzem e regulam o "prana" ( energias Yin e Yang ) em espirais concêntricas. Estes nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.




O Corpo físico e cada um dos Chakras
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas, conforme veremos à seguir:



Muladhara
(Chakra Raiz)
Nome Sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")
Mantra: Lam.
Localização: Base da Espinha.
Cor: Vermelho.
Elemento: Terra.
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.
Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.
Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.
O primeiro chakra (conhecido como Chakra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.


Svadhisthana
(Chakra do Hara)
Nome Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Mantra: Vam.
Localização: Abaixo do umbigo.
Cor: Laranja.
Elemento: Água.
Funções: Força e vitalidade física.
Qualidades Positivas:' Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.
Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.
O segundo chakra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética.


Manipura
(Chakra do Plexo Solar)
Nome Sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")
Mantra: Ram.
Localização: Zona da barriga.
Cor: Amarelo.
Elemento: Fogo.
Funções: Digestão, emoções e metabolismo.
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.
Qualidades Positivas:
Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.
Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.
O terceiro chakra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.


Anahata
(Chakra Cardíaco)
Nome Sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")
Mantra: Yam.
Localização: Coração.
Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).
Elemento: Ar.
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.
Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.
Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.
O quarto chakra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chakra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

Visuddha
(Chakra Laríngeo)
Nome Sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")
Mantra: Ham.
Localização: Na garganta.
Cor: Azul claro.
Elemento: Éter. Funções: Som, vibração, comunicação.
Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.
O quinto chakra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.


Ajna
(Chakra Frontal)
Nome Sânscrito: AJNÃ ("O Centro de comando")
Mantra: Om.
Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.
Cor: Azul índigo.
Elemento: Luz.
Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão
O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.


Sahasrara
(Chakra Coroa)
Nome Sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas")
Mantra: Aum.
Localização: No topo da cabeça, bem no centro.
Cor: Violeta e Branco.
Elemento: Todos os elementos.
Funções: Revitaliza o cérebro.
Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.
Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.
O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.


Origem
A palavra Chakra significa literalmente roda. Chakras são os pontos onde se encontram e fundem as Nadís, ou meridianos, canais condutores da energia no organismo. Estas Nadís unem-se em vários pontos que rodam no sentido dextrógeno.
A noção de chakra faz parte do tantra ou tantrismo, para o qual a kundalini reside no Muladhara. O objetivo das práticas tântricas, que são essencialmente Bhakti Yoga, é a subida da kundalini através dos chakras, ativando-os, a fim de se unir no Sahasrara com Shiva, aqui representado como essência espiritual.
Os chakras, descritos em textos tântricos tradicionais, despertaram também a atenção do movimento esotérico europeu, por exemplo, do Rev. Leadbeater, teosofista.
Os Chakras estão registrados em culturas antigas e referenciados como pontos energeticos utilizados para cura e progresso energetico e Espiritual. O Qi Gong da China ou Acupunctura, O Yoga da Índia e outras culturas antigas tinham conhecimento destes pontos e de como trabalhar com eles era benéficio à saúde.

Como energizar os Chakras
Várias terapias, como o Reiki e a cromoterapia se utilizam dos chakras como base para diagnóstico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual. Através de gestos , que podem ser incorporados no dia-a-dia é possível ativar estes pontos de energia, buscando a harmonização do corpo e da alma.
" Concentrar-se no que está fazendo, pensando na região do chakra já é uma forma de reativá-lo. Procure ficar em um lugar tranqüilo, para que nenhum barulho possa tirar sua concentração. " Coloque uma de suas mãos aberta em frente ao chakra, sem tocar no corpo, e faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando o local, mas à distância. " Sentar-se na posição de lótus - pernas cruzadas - tronco ereto - e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho.
" As cores e os cristais são formas visuais de estimulação do chakras. Utilize a pedra com a cor correspondente a do chakra e direcione suas vibrações".

Definição da Doutrina Espírita
Para a Doutrina Espírita os Chakras, chamados ali de Centros de força do Perispírito, são órgãos que acompanham a alma, após a morte do corpo físico e, quando da encarnação, presidem à organização somática. Também é através do chakra localizado no ombro que a psicografia é possível. Na obra Evolução em Dois Mundos, o espírito André Luiz narra sua evolução nos seres vivos.
Cada chacra, no corpo físico, está diretamente ligado, além de um plexo nervoso, a uma glândula específica. Os sete principais seguem o elenco apontado pela teosofia, mas dezenas de outros existem. Em alguns livros são também nominados de "centros psíquicos" e em Kardec aparecem como "poros perispiríticos". Embora claramente definidos pelas obras psicografadas desde a década de 1940, a aceitação no meio espírita ainda não é total, havendo grande resistência a este estudo, sob alegação de "influência oriental".
Nos anos 60, foi estudado pelo ex-padre e grande espírita, Carlos Torres Pastorino, na obra "A técnica da mediunidade".
Cada um dos chakras está associado a determinadas emoções e sentimentos. Isto explica a somatização das emoções em nossos corpos e o funcionamento de técnicas ocidentais modernas como o passe espírita.

MASSAGEM - Ayurvédica


Esta técnica faz parte de um sistema milenar indiano chamado Medicina Ayurvédica. Esse sistema concebe o ser humano em sua totalidade, e o estado de saúde como um estado de harmonia interna e externa. Reconhecendo o homem como parte integrante da natureza, assim como os animais e plantas, compreende que saúde e equilíbrio passam por uma vida em harmonia com a natureza e suas leis.
A massagem ayurvédica é importante em todo processo de cura, atuando não só no âmbito físico, mas também no emocional, psicológico e energético. Utiliza manobras por todo o corpo com o auxílio de óleo, o que facilita os movimentos, realizando alongamentos e torções similares aos exercícios de Yoga. O terapeuta pode usar tanto as mãos, como cotovelos, joelhos, punhos e pés. A massagem é feita com a pessoa em trajes íntimos ou de banho.
Benefícios: ativação da corrente sanguínea, eliminação de toxinas e do estresse, é relaxante, promove a estimulação do sistema imunológico e a abertura dos chakras (pontos energéticos).
Principais benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica:
- Alinha a coluna e os chakras.
- Libera tensões físicas e emocionais.
- Estimula a circulação sangüínea e linfática.
- Melhora a respiração.
- Estimula a renovação das células.
- Desintoxica e revitaliza o organismo.
- Reequilibra o fluxo da energia vital.
- Traz mais alegria e equilíbrio na vida.
- Relaxa profundamente.

MASSAGENS - Recomendações e Contra-indicações


Recomendações:
Evite fazer uma refeição substancial e ingerir bebidas alcoólicas até duas horas antes da massagem.
Se estiver grávida, consulte o seu médico.
Venha com uma roupa confortável ou traga traje de banho para massagens que utilizam óleos.
As massagens não são indicadas em caso de:
febre, doenças contagiosas, pós-operatórios, infecções de pele e câncer.

MASSOTERAPIA - definição 02


Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade.
Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica”.

MASSAGEM CLÁSSICA


A massagem clássica, desenvolvida no ocidente, promove o relaxamento das tensões musculares, atenuando dores localizadas. Pode ser feita com ou sem óleo, com o paciente em trajes íntimos ou de banho ou nú.

MASSOTERAPIA - Definição


A massagem figura como uma das mais antigas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico, tendo sido empregada por diversos povos desde épocas remotas. Conheça mais sobre a história e as técnicas da Massagem Sueca.
Todos precisam relaxar para escapar do tempo. Ouvir música, apreciar o movimento das nuvens, catar pedras ou conchas na praia – esses são modos dos quais lançamos mão para acalmar a mente, readquirir um sentido de nossa própria integração na simplicidade do momento. Quando crianças subimos em árvores e corremos de pés descalços. Estamos à vontade, entregues a nós mesmos, e em contato com nossa natureza básica.
Mas ao crescer, gastamos cada vez mais tempo vivendo puramente em torno do nosso raciocínio. Agora é tempo de redirecionar o equilíbrio e nos voltarmos para nosso corpo, pela suave arte do toque e do contato. Essa é uma linguagem comum, que podemos usar para instilar melhora ou confiança, para aliviar a dor ou eliminar as tensões – mas, acima de tudo, para transmitir o fato de que nos preocupamos com as pessoas. Como uma clareira na floresta, a massagem nos dá um “espaço para respirar”, no qual podemos descansar e buscar um processo de reorientação.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

DRENAGEM LINFATICA MANUAL



Esta massagem realizada com manipulação suave promove a drenagem dos vasos linfáticos. Indicada: para pessoas que sofrem de retenção de líquido e inchaços. A longo prazo, utilizando cremes à base de cânfora pode atenuar a celulite. É também bastante indicada para gestantes, após o terceiro mês de gestação
Embora há muitos anos esse assunto ocupe a atenção de muitos estudiosos, inúmeras são as controvérsias a respeito suscitadas, e esse método ainda está sendo aperfeiçoado, por meio de pesquisas que continuam a serem feitas. Mas, para quem utiliza a drenagem linfática, sabe o quão é eficaz para vários casos, principalmente no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, a ponto dos cirurgiões constatarem, junto ao terapeuta, que se houver algumas sessões de drenagem linfática antes da cirurgia, o sangramento se faz menor e a cicatrização se faz mais rápida.
Drenar quer dizer: “coletar líquido e transportar em tubos”. No vocabulário agrícola se conhece bem essa palavra, pois um terreno pantanoso deve ser drenado para que a água possa fluir e assim este terreno seja convertido em terra fértil. Quando falamos em Drenagem Linfática manual, coleta-se a água excedente do tecido intersticial (líquido intercelular) o qual é entregue aos vasos venosos e linfáticos para o transporte. Assim estaremos provocando uma contração dos esfíncteres pré-capilares e tonificando a musculatura lisa dos vasos sanguíneos. A pressão do tecido intersticial tem que ser maior no interior dos vasos capilares e só assim será possível drenar. Essa pressão tem que ser suave, pois muito forte pode acarretar uma compressão dos capilares.
Além da pressão adequada, a drenagem requer movimentos especiais. Estes movimentos são feitos com as pontas dos dedos que se colocam planos sobre a pele e movimenta-se em círculos sempre no mesmo lugar. Recomenda-se o tempo de 1 segundo para cada círculo, que devem ser repetidos 5 vezes no mesmo local. O movimento deve seguir a direção do fluxo linfático. O próximo movimento é a manipulação do bombeamento que se faz após ter drenado a linfa.

MASSAGEM EM GESTANTES


Drenagem Linfática Terapêutica
Indicada para gestantes e mulheres em período pós-parto
Benefícios:
ameniza o aparecimento das estrias;
evita os edemas, as varizes e as síndromes compressivas;
mantém a boa disposição para as atividades profissionais e diárias;
previne e ameniza as “dores nas costas”;
estimula a percepção das modificações do corpo da gestante;
reduz a freqüência das câimbras;
age acalmando a mãe e o bebê.

SHIATSU


O SHIATSU (shi = dedo - atsu = pressão) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.A técnica consiste numa compressão de vários pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo) utilizando as pontas dos dedos ou as mãos. Os toques estimulam ou sedam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um.
Benefícios: o relaxamento da musculatura promovendo o alívio de dores localizadas.
Contra-indicações: pessoas com inflamações, anêmicas ou debilitadas fisicamente. Para pessoas que sofrem de osteoporose, os toques devem ser mais leves.
O shiatsu é caracterizado por sua grande simplicidade. Ele se desenvolveu a partir de uma forma anterior de massagem chamada Anma, no Japão (Anmo ou Tuina, na China), que utiliza técnicas como esfregar, apalpar, apertar, tamborilar com os dedos, pressionar e puxar, influenciando os músculos e os sistemas circulatórios. O shiatsu, por sua vez, usa menos técnicas e, para o observador, a impressão é de que muito pouco está acontecendo – apenas uma pressão leve e relaxada em vários pontos do corpo com a mão ou um polegar, um leve toque dos cotovelos ou uma simples rotação de um dos membros. Parece uma atividade preguiçosa e, na medida em que conserva a energia, realmente é. Mas, por baixo dos movimentos descomplicados, muita coisa está acontecendo internamente com a energia do corpo em um nível sutil.

Shantala - Massagem Indiana para Bebês
Assim como amamentar, massagear o bebê é alimentá-lo, é saciar sua necessidade de carinho, é estimular seu desenvolvimento e aliviar suas dores, é amenizar seus medos e ansiedades, é entendimento, intimidade, troca de confidências, É intuição ... AMOR!!




Shantala, um ritual de carinho





Bebê tranqüilo, relaxado, com sono estável e livre de cólicas.
Conseguir tais benefícios não é tão difícil assim. Acompanhe,
passo-a-passo, os movimentos de uma massagem que opera
verdadeiros milagres!

- De volta às sensações útero
- Suaves toques de amor


Você já deve ter ouvido falar sobre shantala. Talvez saiba que
é um tipo de massagem própria para bebês, mas será que você
conhece exatamente a sua função? Essa arte milenar é
originária da Índia e, acredite, pode melhorar a saúde e o bem
estar de seu filhote além de estreitar, ainda mais, o vínculo
entre vocês.

A shantala foi trazida para o ocidente pelo médico obstetra
francês Frédérick Leboyer. Numa viagem a Calcutá, ele ficou
fascinado ao observar uma jovem que massageava seu bebê.
Apesar de fazer parte de um cenário de miséria e fome do povo
indiano, Leboyer constatou que essa criança era sadia e
gordinha. Tratou logo de aprender os princípios da massagem, e
batizou-a com o nome da jovem mãe, Shantala.

De volta às sensações útero

A shantala é tão importante para os pais quanto para a
criança, pois proporciona uma enorme interação e uma grande
troca de afeto entre eles. Para o bebê, o toque traz a
lembrança dos movimentos intra-uterinos, quando o líquido
amniótico que envolvia o feto o massageava com pequenas
contrações. Ao ser tocada novamente, a criança redescobre esse
prazer e se sente segura e protegida. Afinal, no útero estava
longe de qualquer perigo.

Para os pais, o momento é extremamente importante. São minutos
preciosos, nos quais quem está realizando a massagem pode
conversar, brincar e conhecer melhor o filho. Ao ser tocado, o
bebê percebe o quanto é amado. Isto desperta a confiança do
pequeno, relaxa, acalma e ainda alivia cólicas e reduz as

Quick Massage


A QUICK MASSAGE é uma técnica relativamente popular entre os trabalhadores brasileiros. Utilizando uma cadeira especial, com o fim de dinamizar o atendimento e com adaptações anatômicas que proporcionam relaxamento, o Terapeuta Corporal trabalha, principalmente, a região de cabeça, pescoço, tronco e membros superiores com o intervalo de tempo entre 15 e 20 minutos. É muito utilizada em eventos, congressos e campanhas motivacionais.
· Pode ser utilizada como forma de terapia oferecida por empresas aos colaboradores.
· Facilita a sociabilização, além de ajudar a diminuir os níveis de estresse e aumentar a produtividade.
Nos tempos atuais, em que a tensão e o estresse são uma constante na vida das pessoas e o tempo é cada vez mais escasso para a recuperação do desgaste que tais inconvenientes provocam. A QUIICK MASSAGE é uma alternativa que vem conquistando cada vez mais adeptos. Simples, prática, rápida e efetiva, provoca um alívio imediato no colaborador e têm diversas vantagens sobre as outras formas de atividades terapêuticas durante a jornada de trabalho.
Não há necessidade de se retirar a roupa, não causando nenhum tipo de constrangimento ao seu colaborador.

Meu Cartão de Visita



Este é meu Cartão de Visitas, com dados de contatos e algumas das tecnicas que aplico. Outras Tecnicas estão inseridas  no blog.
Agradeço a todos que visitarem meu blog.
OBS: Atualmente contatos somente via e-mail.

MASSOTERAPEUTA E TERAPEUTA HOLISTICO

Olá, meu nome é MOZART RODRIGUES DA SILVA JUNIOR, sou Massoterapeuta e Terapeuta Holistico. Aplico varias tecnicas dentre elas:
Massagem Relaxante, Corporal, Desportistas, Terapêutica, Shiatsu, Shantala, Drenagem Linfática, Energética, Facial, Capilar, Reiki, Aromaterapia e outras.
Naste blog apresentarei um resumo basico de cada terapia.
Abraços.